Edifício Fraga

Cottet - Iachetti

Fotografia Javier Agustín Rojas

O Fraga 297 é um conjunto de quatro residências localizado em um lote de esquina no bairro portenho de Chacarita. É uma área arborizada, com ruas de paralelepípedos e um tecido de baixa densidade, onde convivem casas, edifícios residenciais, produtoras audiovisuais, galerias de arte e serviços gastronômicos. O projeto se relaciona com estas características do bairro a partir de sua definição volumétrica, da permeabilidade do hall e da relação entre vazios e expansões com o espaço urbano.

O volume, da mesma altura que a de seu vizinho, consolida a malha sobre a rua Fraga e gera uma cobertura parcial de acesso sobre a esquina. No interior foi projetado um vazio ao norte, afastando-se da empena e conformando um pátio no térreo e um terraço no primeiro andar. Esta operação define uma volumetria com três fachadas, criando ventilação cruzada e diferentes visuais. Um sistema de escadas montadas entre si articula o acesso e a circulação vertical, resolvendo ainda a defasagem de alturas no interior.

Axonométrica

Tipologicamente, foi desenvolvido um sistema de encaixe entre as quatro unidades do edifício, conformando um conjunto heterogêneo, adaptável a diferentes necessidades programáticas. Cada unidade conta com expansões privadas, pátios e terraços, que dão continuidade aos seus espaços interiores.

A materialidade do edifício está definida através do concreto armado com paredes brancas de alvenaria e revestimentos cimentícios. O hall de acesso possui um fechamento de chapas planas de ferro que enfatizam a continuidade do espaço urbano no interior do edifício, junto ao portão metálico que filtra a luz natural e gradua as miradas entre a calçada e a entrada das unidades.

Tipologias

Tipologicamente, foi desenvolvido um sistema de encaixe entre as quatro unidades do edifício, conformando um conjunto heterogêneo, adaptável a diferentes necessidades programáticas.

Fotografia Javier Agustín Rojas
Open chat