Praça em Mallabia

O projeto do Azab revitalizou o espaço público central de Mallabia, entendendo sua relevância como lugar central para a vida social da cidade.

Fotografia Luis Díaz Díaz

Mallabia apresentava uma distribuição morfológica típica do ambiente rural basco, com um pequeno núcleo formado pela igreja e pela prefeitura ao redor de uma praça e o restante do município disperso ao longo de um amplo território geograficamente acidentado, cujos habitantes se concentram em pequenos grupos de casas isoladas.

Fotografia Luis Díaz Díaz

A partir da fisionomia particular da cidade, o projeto do Azab não buscou criar um novo espaço, mas recuperar a transcendência especial do seu espaço emblemático. Para isso, foi proposta uma série de dispositivos para renovar a praça, ampliando as suas possibilidades de uso e convertendo-a em um espaço para todas as idades.

Assim, em resposta à demanda levada pelos cidadãos, o projeto focou na geração de um espaço coberto que oferecesse uma área de qualidade para a sociabilização durante os dias de clima adverso.

Axonométrica

Para isso, o anfiteatro existente recebeu uma cobertura que o converteu em um espaço capaz de abrigar uma grande diversidade de atividades, as quais podem ocorrer simultaneamente, enriquecendo as relações sociais entre diferentes gerações.

Fotografia Luis Díaz Díaz
Fotografia Luis Díaz Díaz

O novo programa da área de lazer foi dividido em três espaços diferenciados, porém conectados, multiplicando as possibilidades de uso do antigo auditório e gerando diversas formas de apropriação do espaço.

Planta de acesso
Corte
Vista

Em decorrência disso, a parte superior está destinada à saúde e ao esporte, priorizando a ginástica para a terceira idade. As arquibancadas confortáveis cumprem duas funções: por um lado, oferecem um lugar de descanso de onde se pode observar as crianças; por outro, servem de assentos para o público em possíveis espetáculos.

Fotografia Luis Díaz Díaz
Fotografia Luis Díaz Díaz

Perante esse cenário, é urgente que a arquitetura recupere os espaços tradicionais, renovando os seus usos e criando lugares simbólicos que facilitem a identificação dos habitantes com o seu contexto.

Fotografia Luis Díaz Díaz

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Arquiteto Azab

Equipe  Ane Arce, Iñigo Berasategui

Área  446,60 m(construída), 850,20 m2 (total)

Localização  Mallabia, Espanha

Anos  2017-2018

Projeto complementar  Madergia (empreiteira)

 

Fotografia  Luis Díaz Díaz

Etiquetas
2018, Azab, Espanha, Praça

Compartilhar