Igreja Våler em Noruega

Sivilarkitekt Espen Surnevik AS

Fotografia Rasmus Norlander

Em 2009, um incêndio consumiu a antiga igreja de madeira de Våler, um pequeno vilarejo norueguês situado à margem do rio Glomma. A perda da igreja afetou intensamente a comunidade local, que se organizou para realizar um concurso de arquitetura com o propósito de reconstruí-la. A resposta à convocatória reuniu 239 participantes provenientes de vinte e três países. O arquiteto local Espen Surnevik recebeu o primeiro prêmio em 2015.

Fotografia Rasmus Norlander

O desenvolvimento da nova igreja partiu da ideia de reconstruir o espaço perdido e convertê-lo em um espaço que concentrasse os eventos significativos dos habitantes de Våler.

Planta

A expressão do edifício foi idealizada como uma resposta direta ao lugar e a igreja foi estruturada em torno a um quadrante com quatro mirantes estão orientados de acordo com os pontos cardinais, como uma analogia à antiga igreja em forma de cruz. A história principal da liturgia se converteu na narrativa da igreja: do fogo à ressurreição.

A nova igreja está situada sobre a rota das procissões, revestida com tábuas lisas de cerne de pinho que, além de refletir a paisagem dos bosques locais, se inscrevem na longa tradição de fachadas naturais.

Vistas
Cortes

O acesso da nova igreja está situado sobre os limites da antiga construção, conformando uma extensão da velha nave. O interior do edifício está coberto inteiramente de pinho e bétula, e duas torres de madeira marcam os espaços litúrgicos principais: o vestíbulo e a pia batismal, os quais se elevam sobre um rodapé comum de concreto que forma a base do edifício.

Fotografia Rasmus Norlander

A luz natural tem um papel fundamental no espírito da nova estrutura. Em colaboração com o artista Espen Dietrichson, foram projetadas vinte e oito janelas para a sala principal que conformam uma série de aberturas zenitais e laterais. Assim, a atmosfera luminosa da igreja se inscreve no antigo espírito religioso de Våler.

Fotografia Rasmus Norlander

Espen Surnevik é um arquiteto norueguês que dirige o seu próprio escritório: o sivilarkitekt espen surnevik as, em Oslo. Estudou na Escola de Arquitetura de Oslo (AHO), onde se formou no ano de 2000. Além disso, recebeu formação arquitetônica nas cidades de Bergen e Veneza.

Paralelamente às atividades em seu escritório, Espen Surnevik é docente no Instituto de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Design de Oslo desde 2013.

Fotografia Rasmus Norlander

A Igreja Våler, de Espen Surnevik, foi publicada em conjunto com uma seleção de obras de seis jovens arquitetos de Oslo, na seção Práticas em Oslo da PLOT46

Open chat