Lacktopia for La Nave

Instalação do escritório de arquitetura madrileno ENORME Studio

Fotografia Javier de Paz García

O ENORME Studio é um escritório de arquitetura e design com sede em Madri, fundado por David Pérez, Rocío Pina e Carmelo Rodríguez Cedillo. Sua abordagem radical à arquitetura, à cidade e às pessoas é traduzida em projetos arquitetônicos baseados em sistemas industriais e inovação tipológica. De acordo com seus autores, eles produzem uma arquitetura transformadora e aplicam ferramentas do urbanismo tático na geração de estratégias de design e gerenciamento do espaço público e privado.

“Acreditamos que a arquitetura é transformadora quando, pela abertura e permeabilidade dos processos de design, é possível envolver e criar relações com as pessoas que habitam os espaços construídos”.

Fotografia Javier de Paz García

A mesa Lack, um ícone pop doméstico, é um dos móveis de sala de estar mais vendidos do mundo. Desde a sua criação em 1980, a Ikea procurou alcançar a máxima eficiência material sem renunciar ao design; a mesa amplamente copiada e recebeu homenagens que a tornaram um elemento essencial para a construção de outros móveis ao serem concebidas como uma unidade fundamental mínima.

Durante a Global Robot Expo, realizada em Madri, La Nave – um espaço de encontro para cidadãos, empresas e profissionais que buscam promover ideias e projetos – precisava de um estande para reuniões, conferências, debates e intercâmbios, que pudesse ser construído com um orçamento reduzido e que no final da feira permitisse ser utilizado como mobiliário próprio.

O ENORME Studio decidiu usar centenas de mesas Lack para formar grupos de dez a vinte mesas que, combinadas, ofereciam uma variedade de situações: uma estrutura piramidal como plataforma, pequenas arquibancadas, bancos, escadas, cartazes corporativos ou pequenos cenários.

ENORME Studio decidiu usar centenas de mesas Lack para formar grupos de dez a vinte mesas que, combinadas, ofereciam uma variedade de situações.

Um elemento padronizado, fácil de encontrar, barato e reutilizável em outros contextos, sem a necessidade de ajustes ou processos complicados, era a solução ideal para atender às necessidades de La Nave, a nobre e mais uma vez homenageada mesa Lack. Uma verdadeira Lacktopia

Na PLOT 43 publicamos uma seleção de obras do ENORME Studio: Schlickeysen, Jeanne d’Arc on Wheels, Picniquetopie, Le Jardin Tropical e Montaña en la luna.

Posts Relacionados