Casa com pátio no Lago Ranco

O projeto de Guillermo Hevia García e Catalina Poblete estabelece uma nova relação com o exterior ao conter uma porção da natureza selvagem no seu interior.

Fotografía Nicolás Saieh

A Casa com pátio no Lago Ranco é um projeto realizado inteiramente em madeira, baseado em duas premissas principais: a ordem e a estrutura. Nas visitas que os arquitetos costumavam fazer a esta região durante os últimos anos, sempre passavam por um galpão de meados do século XX, localizado no acesso norte de Futrono.

Fotografía Nicolás Saieh

Seu sistema estrutural, composto por vigas, colunas e escoras, desprende-se do sistema de fechamento, como se fosse um exoesqueleto, característica inusitada para os galpões agrícolas daquela região e que acabou sendo incorporada pelo projeto.

Axonométrica

A casa está configurada por uma única seção, que se repete sistematicamente: todos os elementos estruturais estão aparentes sob uma grande cobertura. A utilização de um exoesqueleto que separa a estrutura do fechamento possibilita que a montagem das colunas, vigas e cobertura se realize nos meses com clima mais adequado, reservando os meses chuvosos para trabalhar sobre os fechamentos e acabamentos.

Corte longitudinal
Corte transversal

O projeto assume uma forma quadrada e se distribui ao redor de um pátio, o que permite construir múltiplas relações entre o interior e o exterior e engloba parte da vegetação existente, evitando a solução tradicional para esta situação, onde todos os ambientes costumam estar voltados para o lago.

Térreo

O pátio também permite que os corredores internos tenham duas orientações, recebendo luz natural durante todo o dia, e funciona como um impluvium para a água da chuva.

Fotografia Nicolás Saieh
Fotografia Nicolás Saieh

Deste modo, a casa consegue estabelecer relações com o ambiente próximo (troncos, ervas e rochas), com o ambiente intermediário (bosques, prados e água) e com o ambiente distante (lago, ilhas e morros).

Fotografia Nicolás Saieh
Fotografia Nicolás Saieh

El programa, destinado a acoger a una familia numerosa, fue organizado según la lógica de un hotel, alternando una serie de habitaciones con baño con programas públicos. Todo el proyecto está organizado y ordenado a partir de una circulación que bordea el perímetro del patio y conecta visualmente toda la casa.

Fotografia Nicolás Saieh

Casa com patio no Lago Ranco foi publicada na PLOT 48 com outros três projetos e uma entrevista a Guillermo Hevia García. 

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Open chat