A Casa TN está situada em um entorno suburbano da cidade de Córdoba, em um terreno sem grandes referências visuais salvo por uma grande figueira localizada no centro. Partindo desta condição, os arquitetos se perguntaram se seria possível construir uma paisagem própria relevante em um entorno desvinculado da cidade e sem outra condicionante além da geometria do lote. Quando não existe nada para ser visto, é necessário se voltar ao interior para conceber um projeto de qualidade que possibilite um uso dinâmico do espaço doméstico.
A busca do escritório BLT Arq levou à configuração de uma residência como uma trama de coberturas cheias e de vazios parcialmente cobertos, conferindo protagonismo ao pátio da figueira.
Este pátio, fechado por paredes que dão privacidade e valorizam o espaço e as qualidades da árvore, que filtra a luz direta, se transformou no coração da casa.
A residência é fechada para o exterior suburbano, mas mesmo assim é transparente, aberta e integrada aos seus pátios. A sala de estar e a churrasqueira se articulam, formando um único ambiente com o pátio, que é a sua extensão e, ao mesmo tempo, o principal espaço de encontro para a vida doméstica.
Este contraste se manifesta também no sistema construtivo: uma estrutura metálica leve e modulada conforma a totalidade da residência, enquanto um pesado muro de pedra fecha seu perímetro e confere privacidade.