Yojigen Poketto

Reforma integral de um apartamento em Madri pelo escritório elii.

Fotografia ImagenSubliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

O projeto de design de interiores deste departamento localizado em Madri se configura através de uma estratégia dupla: por um lado, a planta se organiza a partir de uma setor de serviço em ‘L’ que integra acesso, áreas úmidas, armazenamento e área de descanso, liberando assim o espaço principal e abrindo-se a janelas e varandas para criar uma atmosfera luminosa. Desta forma, as áreas íntimas ficam protegidas visualmente da entrara. Por outro lado, a unidade é organizada em dois níveis: a do acesso e da sala principal, e um segundo nível, localizado a 90 centímetros de altura, em continuidade com o balcão da cozinha onde se encontra a área de descanso e o banheiro. As duas alturas não só permitem organizar diferentes ambientes, mas também colaboram na integração de novas funcionalidades, como uma banheira profunda no banheiro, uma área de armazenamento debaixo da cama e espaço para as instalações, etc., otimizando assim cada metro cúbico da casa.

Alguns compartimentos secretos aumentam o espaço para armazenamento nas áreas mais altas. Uma móvel-escada compensa a diferença de nível, resolve o armazenamento e serve, ao mesmo tempo, como uma pequena arquibancada na sala de estar.

A proposta no seu conjunto busca incorporar a máxima quantidade de luz natural possível e ampliar as vistas ao exterior a partir das áreas elevadas, tanto na profundidade do horizonte, quanto na perspectiva no nível da rua. Por outro lado, algumas aberturas nos móveis estendem as perspectivas transversais no interior do apartamento.

Fotografia ImagenSubliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

As diferentes alturas apresentam distintos acabamentos e definem ambientes específicos: as paredes da área principal possuem cores claras; a área de descanso tem acabamentos em madeira e inclui um projetor no teto que permite projetar em uma tela a partir da cama; no banheiro as paredes, o piso e a banheira estão revestidos com o mesmo azulejo; e no acesso, paredes e teto são espelhados, o que contribui tanto para a iluminação quanto para a sensação de amplitude do pequeno espaço.

Fotografia ImagenSubliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)