Estruturas da paisagem para o Centro de Arte Tippet Rise

Instalações paisagísticas no Parque Nacional de Yellowstone projetadas pelo Ensamble Studio.

Fotografia Iwan Baan

O Centro de Arte Tippet Rise, situado à margem do Parque Nacional Yellowstone, em Montana, com uma extensão de terreno natural de aproximadamente 5.000 hectares, estabeleceu-se como um novo destino para a arte, na qual a música e a escultura alcançam sua máxima expressão no contato com a natureza.

Localização das Estruturas da paisagem: 1. Acesso leste, 2. Acesso sul, 3. Tabula, 4. Beartooth Portal, 5. Baldacchino, 6. Fontana, 7. Lapis Auspicatum, 8. Ponte, 9. Inverted Portal, 10. Tempietto, 11. Domo, 12. Reticula, 13. Midnight Rostra.

Como unir a fauna e a atividade pecuária locais com as novas intervenções artísticas e arquitetônicas? Esse é o desafio enfrentado pelo projeto que deu um novo impulso à pesquisa iniciada anos atrás com experiências como A Trufa.

Conjunto de maquetes das diferentes instalações. Cortesia Ensamble Studio.

Os dois trabalhos derivam do reconhecimento das condições naturais de um lugar, prévias a qualquer ação, e no que elas podem nos fornecer como arquitetos e usuários.

Fotografia Iwan Baan

Em Fishtail, Montana, voltamos aos elementos primários para conformar arquiteturassite specifice em harmonia com a natureza. Trabalhamos com a terra, com as rochas, e aprendemos com sua lógica interna para desenvolver técnicas e processos que nos permitam manipular as propriedades estruturais, acústicas e térmicas dos materiais locais em diferentes escalas, e reinterpretar os processos de transformação geológica – sedimentação, erosão, meteorização, cristalização, compactação, metamorfismo – para cultivar as estruturas feitas da paisagem, a partir da paisagem.

Cortesia Ensamble Studio

Estruturas que agitam a matéria existente e a reforçam, utilizando processos de engenharia avançados que permitem resultados imprevisíveis. As novas formas obtidas se integram àquelas tomadas do lugar, que a elas se fundem e a elas suporta durante o tempo de fusão; das que conservam a sua memória e sua característica às que dão novo significado e tensão a elas. Por isso são estruturas de paisagem, porque nascem dela e a organizam, transformando a matéria em espaço habitável e abrindo uma nova constelação de programas entre os planaltos, vidros, canais, chapadas e colinas de beleza brutal que constroem o lugar.

Vista longitudinal
Corte e vista

As estruturas da paisagem permitem ocupar o terreno sem explorá-lo, criando um diálogo íntimo com ele. Ressoam com a imensidão, a aspereza, o silêncio e a mágica solidão deste lugar, amplificando os seus valores e situando todas as categorias, ou talvez outra categoria totalmente diferente, que só tem sentido no lugar para o qual foi criada.

Débora Mesa & Antón García-Abril

Na forma atual de relatar a arquitetura, parece comum depositar na estática das imagens o trabalho de comunicar tanto a vontade dos edifícios como a de seus autores. No entanto, escritórios como o Ensamble Studio precisaram explorar outros formatos – o audiovisual, por exemplo – em busca de uma ferramenta que lhes permita expor a temporalidade de um conjunto de circunstâncias responsáveis por construir a dialética abordada em seus projetos. Antón García-Abril e Débora Mesa são os diretores deste escritório de arquitetura multifuncional, fundado há mais de quinze anos em Madri. A experimentação artesanal e o controle sobre o processo construtivo foram, desde o começo, os baluartes de seu dia-a-dia. A aproximação científica dos projetos, quase como uma operação de dissecção dos seus elementos e o modo no qual se complementam, enquanto refletem sobre as suas origens e lógicas, lhes permite trabalhar de uma forma única e livre, afastada de uma prática tradicional e padronizada. A partir desta lógica, os projetos do Ensamble Studio podem sugerir, em primeira análise, uma abordagem arcaica da disciplina e não evidenciar a sua verdadeira complexidade. A honestidade construtiva de seus edifícios expõe uma prática de grande versatilidade, na qual a estrutura resolve, mas também expressa, do mesmo modo em que agrupa experimentações segundo raciocínios próprios da natureza, como o uso de sistemas pré-fabricados de grande tecnologia, e, além disso, torna possível a reflexão sobre ampla variedade de escalas. Analisar a prática do Ensamble Studio apenas a partir do objeto terminado seria subestimar um conjunto de variáveis nas quais as lógicas aplicadas no processo projetual e construtivo costumam ser tão significativas como a obra em si.

Fernando Schapochnik

 

Estruturas da Paisagem foram publicadas em PLOT 40 em conjunto com uma seleção de obras do Ensamble Studio: A Trufa, Casa Ciclópica e Teatro Cervantes.

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