MINIMOD Catuçaba

MAPA Arquitectos propõem um sistema pré-fabricado de combinações modulares, adaptável a cada novo contexto e usuário.

Fotografia Leonardo Finotti

“MINIMOD é uma exploração projetual, tecnológica e experiencial. A ideia se apresenta como um abrigo primitivo com uma releitura contemporânea, um dispositivo que conecta o usuário com as raízes mais profundas do ser humano: o natural, o tempo, e a paisagem. Seu design compacto dialoga com os lugares onde se instala, potencializa-os e os converte em paisagens possíveis. Silencioso, mas nunca tímido, o projeto renuncia ao protagonismo para explorar essa nova e primitiva experiência entre usuário e paisagem: um convite para habitar a fronteira entre natureza e artifício.

Planta cruciforme
Axonométrica cruciforme
Planta linear
Axonométrica linear

A Fazenda Catuçaba se localiza ao leste do estado de São Paulo, no coração de uma cadeia de montanhas da Serra do Mar, de topografia ondulada e vegetação intensa. Vistas cativantes que nos convidam a explorar. Na sede da fazenda, organizada em torno de um antigo casarão que serviu para a produção de café na época colonial, os módulos se distanciam ao remoto, em busca de terrenos perfeitos para serem implantados. No topo de um morro, na margem de uma pequena lagoa, próximo a um córrego ou no fundo de um vale; cada um se adapta às novas paisagens.

Fachada principal cruciforme
Fachada principal linear
Corte
Corte

O MINIMOD é um sistema, não é um projeto acabado. Pode ser combinado nas mais variadas formas e possibilidades. Baseado numa lógica sistêmica de módulos combináveis, permite a escolha e composição dos módulos que melhor se adaptem a cada nova paisagem e usuário, assim como oferece a opção de escolha de acabamentos e equipamentos.

Módulos geradores
Combinações possíveis
Fotografia MAPA Arquitectos
Fotografia MAPA Arquitectos
Fotografia MAPA Arquitectos
Fotografia MAPA Arquitectos

O sistema pretende ser uma alternativa à construção tradicional, incorporando todas as vantagens que a indústria do pré-fabricado nos traz: precisão, rapidez, menor quantidade de resíduos e, sobretudo, uma maior responsabilidade ambiental.

Fotografia André Turazzi
Fotografia MAPA Arquitectos

Sua tecnologia CLT (Cross-Laminated Timber) consiste em um sistema industrializado, durável e sustentável de painéis maciços de madeira reflorestada e tratada. Combinam-se, assim, a eficiência do produto industrializado, a sustentabilidade das novas tecnologias e a sensibilidade do material natural, ademais de dispor do dispositivo plug&play, que determina os passos necessários para sua instalação. Da fabrica à paisagem.

Fotografia Leonardo Finotti
Fotografia Leonardo Finotti

Na versão em forma de cruz, uma disposição historicamente estratégica, se localizou no cume de uma montanha. Assim, cada espaço de refúgio se volta a um ponto cardinal distinto. Na conformação linear, por sua vez, de costas à estrada vicinal e aberta à pequena lagoa a sul, o refúgio se esconde entre a vegetação nativa da Serra. Utilizando a mesma quantidade de módulos em cruz, coloca-se paralelo ao desnível do morro. ”– MAPA Arquitectos

Fotografia Leonardo Finotti
Fotografia Leonardo Finotti

O projeto de MAPA Arquitectos foi publicado na  PLOT 38 com uma seleção de residências pré-fabricadas.

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Arquiteto MAPA Arquitectos

Arquitetos  MAPA Arquitetos (Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado)

Equipe  Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Mauricio Müller, Camila Pereira

Área  42 m2 (unidade modular)

Localização  Catuçaba, São Paulo, Brasil

Ano  2015

Construção  CROSSLAM / CG Sistemas

Tempo de construção  3 meses em simultâneo (montagem e instalação)

Projetos complementares  Júlio César Troleis (projeto hidráulico), Ari Martins Colares (projeto eléctrico), CG Sistemas / Crosslam (placas de madeira CLT e montagem), Rothoblaas (parafusos), Donosti Esquadrias Metálicas esquadrias), TPS Persianas (toldos retráteis), Windeo (placas fotovoltaicas), Futon Company (mobiliário), Reka (luminotécnica), Pharcon (fundações e movimento de solos), Solatube (claraboia), Deca (equipamento sanitário), Aguinaldo Gonçalves da Costa (madeiras)

 

Fotografia  Leonardo Finotti, Leonardo Turazzi, MAPA Arquitectos