Casa das Jabuticabeiras
Terra e Tuma Arquitetos Associados proyectó una vivienda que se articula a partir de la disposición de los árboles frutales del lote.
O desenho da casa surge a partir de algumas condições especiais do lugar no qual se insere, um bairro jardim da cidade de São Paulo. O terreno plano e amplo encontrado pela família era utilizado como pomar e possui diversas espécies frutíferas como a uvaia, pitanga e especialmente as jabuticabeiras.
Preservar essas árvores era essencial e, se por um lado restringia o projeto, por outro criou-se a oportunidade de pensar numa arquitetura em torno do paisagismo existente.
Na busca constante do melhor aproveitamento do lote, recursos técnicos e materiais, optou-se por uma casa térrea, em contato direto com o terreno.
Os programas se articulam a partir de um pátio interno central; uma grande perfuração retangular da cobertura que possibilita a entrada de luz natural nos interiores.
Os espaços interiores, amplos e abertos, contam com grandes portas corrediças que proveem amplas vistas ao jardim e permitem vincular ou separar os interiores do exterior, dependendo da sua disposição.
A cobertura de concreto foi concebida como uma grande praça que se estende e se perfura quando necessário para dar lugar às copas das árvores.
As fachadas, os pavimentos exteriores e os muros que delimitam o terreno possuem um tom monocromático. Por sua vez, a cobertura conta com canteiros com vegetação que contrastam com a cor cinza dos materiais, devolvem a área verde ao lote e integram a casa na paisagem arborizada do bairro.