Casa FM

A Casa FM de Alarcia Ferrer cria espaços de escala doméstica em um contexto aberto e extenso.

Fotografia Federico Cairoli

A Casa FM é uma casa de férias que está implantada nas vastas montanhas do Valle de Calamuchita. Alarcia Ferrer divide o programa em dois volumes, favorecendo a autonomia de ambos os blocos e condicionando os usos de acordo com suas necessidades.

Fotografia Federico Cairoli
Térreo
1º andar

A casa inferior, que abriga a área de hóspedes, se estrutura sobre um pódio maciço de pedra, favorecendo a autonomia de ambos os blocos e condicionando os usos de acordo com as suas necessidades.

Corte transversal
Corte longitudinal

A construção do volume superior permite alcançar grandes vãos e conformar uma cobertura em balanço na direção do vale.

Fotografia Federico Cairoli

A casa superior, em contraposição, busca uma relação mais direta e ao mesmo tempo equilibrada com as paisagens distantes, como a barragem Los Molinos e as serras. Os pátios dispostos entre os espaços internos do bloco superior, além de permitir uma melhor ventilação e iluminação dos ambientes, enfatiza seu caráter linear, gerando assim uma escala mais ajustada ao seu contexto imponente.

Fotografia Federico Cairoli
Fotografia Federico Cairoli

A disposição linear dos elementos responde à busca da melhor orientação para todos os ambientes. A varanda principal – a área social da casa – é o único espaço orientado para o oeste, que aproveita a vista em direção ao Cerro Colorado e à barragem.

Fotografia Federico Cairoli

Os materiais utilizados requerem pouca manutenção e respondem a lógicas estruturais e de projeto, em consonância com o meio ambiente.

Fotografia Federico Cairoli

A Casa FM de Alarcia Ferrer foi publicada na PLOT 45 na matéria Três Estúdios de Córdoba que inclui também obras dos escritórios BLT Arq e Berzero Jaros.

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Open chat