Campus Moos

O edifício de E2A / Piet Eckert und Wim Eckert Architekter está projetado com um princípio organizativo simples que se adapta à jornada escolar.

Fotografia Rasmus Norlander

Em 2011, as prefeituras dos municípios de Rüschlikon e Kilchberg se uniram para iniciar a construção de uma nova escola de ensino fundamental. As instituições reconheceram a necessidade de construir uma escola que funcionasse em período integral, o que exige um projeto com certas especificiadades. O novo edifício, Campuos Moos, está situado junto à escola primária Im Moos, o que facilita a transição entre os diferentes níveis educativos e representa uma tipologia de escola em sintonia com as exigências pedagógicas contemporâneas.

De estrutura robusta, o projeto se assenta de forma marcante na paisagem. Os seus espaços ao ar livre respeitam os limites definidos pela massa de árvores existentes no terreno.

Fotografia Rasmus Norlander

O cubo compacto e denso de 25 por 25 metros parte de uma organização simples e de grande riqueza, intercalando uma série de vistas para o exterior com perspectivas interiores.

Fotografia Rasmus Norlander
Fotografia Rasmus Norlander

A materialidade se expressa de forma cuidadosa e modesta, de tal modo que a mudança das cores da paisagem circundante resultante da passagem das estações do ano encontra uma relação com a paleta de cores sóbrias adotadas nos materiais da nova construção, tanto no seu interior como em suas fachadas.

Térreo
1° andar
2° andar
3° andar
4° andar
5° andar

As aulas são complementadas com atividades realizadas pelos alunos no tempo livre, razão pela qual o programa de cada andar do edifício conta com ambientes altamente flexíveis. O térreo possui uma área aberta com um café, espaços comuns e um amplo setor destinado a espetáculos (peças de teatro, eventos, assembleias).

Fachada sudeste
Corte

Os diferentes espaços oferecem uma grande variedade de usos e se adaptam facilmente às necessidades e requisitos tanto dos alunos como dos professores ao longo da jornada escolar ou durante as atividades recreativas. Um terço da superfície total dos andares superiores não recebeu um programa específico, dando lugar a um espaço que, além de funcionar como circulación, é usado como área de aprendizagem informal e interação social.

Fotografia Rasmus Norlander

Os dois terços restantes, correspondem às salas de aula, as quais assumem uma configuração de planta clássica quase quadrada com 72 metros quadrados que permite dispor o mobiliário de maneira livre. Com esa organização, o programa conta com uma área total combinada de ao redor de 140 metros quadrados que oferece a possibilidade de diversas combinações e formas e representam um espaço de aprendizagem aberto.

Fotografia Rasmus Norlander
Fotografia Rasmus Norlander

O sistema construtivo escolhido permitiu atingir os valores requeridos para obter o certificado Minergie. A arquitetura e a proposta pedagógica levaram a escola de ensino fundamental Campus Moos a adquirir relevância como instituição educativa, o que foi possível graças a um projeto baseado na sustentabilidade que, sem dúvida, influenciará no desenvolvimento das crianças das duas comunidades.

Fotografia Rasmus Norlander

Campus Moos foi publicado na PLOT 49 junto com outras duas obras de E2A / Piet Eckert und Wim Eckert Architekten.

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Arquiteto E2A / Piet Eckert und Wim Eckert Architekten

Equipe de concurso  Wim Eckert, Piet Eckert, Nils Döring

Equipe de projeto  Wim Eckert, Piet Eckert, Nils Döring, Eric Rudolph, Oke Hauser, Andrea Kovács, Kirstyn Lindsay, Valentino Sandri, Tobias Weise

Área  5.285 m2 (construída)

Localização  Sumerstrasse 28, Rüschlikon, Suíça

Anos  2011-2012 (concurso), 2012-2014 (projeto), 2014-2016 (construção)

Administracão da construção  Caretta+Weidmann

Projetos complementares  Dr. Lüchinger + Meyer Bauingenieure (estruturas), Buri, Müller + Partner (fachada), Todt & Gmür (tecnologia), R+B engineering (instalações elétricas), Neukom Engineering (instalações sanitárias), BB&A Buri Bauphysik & Akustik (acústica), raderschallpartner ag landschaftsarchitekten (paisagismo), Rametall, Ramseier + Ammann (planejamento gastronômico)

 

Fotografia  Rasmus Norlander