Centro Cívico Boca Sur

Smiljan Radic em Concepción, Chile.

Fotografia Cristobal Palma

O Barrio Cívico Boca Sur, projeto de Smiljan Radic em colaboração com Eduardo Castillo e Danilo Lazcano, está pensado como suporte de programas públicos que inclui a Cuarta Compañía de Bomberos de San Pedro e uma passarela que funciona de arquibancada para a quadra de esportes.

Fotografia Cristobal Palma

O projeto surge a partir de uma forma prévia e um layout preliminar dos recintos entregues aos arquitetos como base do concurso de arquitetura realizado em 2008, recuperando assim uma área abandonada de acesso à Boca Sur e conferindo à comunidade um espaço público fundamental para o desenvolvimento de atividades sociais e culturais utilizando programas variados.

Fotografia Cristobal Palma
Axonométrica explodida

Através de um processo participativo, a comunidade estabeleceu as suas necessidades através de um programa nacional de desenvolvimento comunitário chamado “Quiero mi Barrio” [“Quero meu bairro”].

O projeto é a imagem de acesso ao bairro, localizado entre plantações de hortaliças e uma duna com oitenta metros de largura que se mimetiza ao longo de vários quilômetros com o Oceano Pacífico.

Axonométrica de conjunto

O programa inclui uma estação de bombeiros, um pavilhão com salas de usos mistos pintadas com graffitis, uma passarela que serve de palco sobre a quadra poliesportiva, uma torre de alarme com relógio, um grande parque de areia com jogos para crianças, árvores que amparam as mesas, uma pérgola para os feirantes de hortaliças e arquibancadas para os contadores de piadas. A nova localização projeta uma sensível melhora dos serviços para os cidadãos, gerando um espaço público dinâmico e seguro.

Axonométrica de conjunto
Fotografia Cristobal Palma

Smiljan Radic acredita na capacidade de projetar espaços de qualidade, apropriados para a sociedade, sempre e quando o Estado também o considere necessário. O projeto Barrio Cívico Boca Sur foi publicado juntamente com o Teatro de Bío Bío, também Smiljan Radic, na PLOT 43. As duas obras provam que a união desses desejos permite que a arquitetura adquira novas capacidades, mais que a simples construção de um edifício.

Clique aqui para assinar a PLOT com um 20% de desconto e envio grátis!

Open chat