O CCCTV exibe as riquezas arqueológicas e têxteis de Teotitlán del Valle, um pequeno povoado no Estado de Oaxaca, no sul do México. O projeto do PRODUCTORA está dividido em dois volumes: o principal, situado junto à praça do povoado, abriga o museu onde se encontram as coleções e atividades do atual Museu Histórico de Teotitlán, o volume secundário abriga a biblioteca e os serviços. Em termos formais, o projeto se orienta pela estética presente no entorno, determinada por parâmetros de altura, cor e materialidade.
A área que ambos edifícios ocupam no terreno representa apenas 18% de sua superfície, permitindo conformar uma nova praça além de jardins públicos.
A ocupação do terreno e a disposição dos volumes otimizam os percursos para pedestres no local, ligando-se à praça principal, conseguindo inserir novos espaços públicos e o, também novo, centro cultural ao circuito de praças existentes que definem a estrutura urbana do povoado. As fachadas são austeras e neutras. A forma e a materialidade do edifício, bem como as coberturas inclinadas de lajes duplas, as paredes de concreto de trinta centímetros de espessura e suas aberturas controladas colaboram passivamente para o controle climático.
Essa estratégia básica ajuda a regular a temperatura no interior do edifício e oferece aos usuários um espaço confortável para ler um livro, trabalhar ou visitar o museu, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de instalar sistemas de condicionamento térmico.
O espaço interno oferece condições de luminosidade e espaço (pés-direitos duplos e triplos) muito diversas, gerando diferentes atmosferas para exposições e atividades programadas.
O centro cultural utiliza um leque mínimo de materiais de elaboração local (concreto pigmentado, madeira, lajotas de barro e tijolos) enfatizando a sua intenção de integrar-se ao contexto em que se encontra.