Casa Lagos
MAPA Arquitectos
Uma ponte de frente para um lago, construída em oito atos coreografados. Seis lajes pré-fabricadas de concreto repousam sobre duas paredes laterais, também produzidas em fábrica. Os componentes, de simples execução, disposição e montagem, definem o caráter espacial da casa. Como se fosse uma coreografia, foi calculada uma sequência de passos para construí-la. Assim, durante 63 dias, foram executadas oito etapas (ou atos da obra) de duração e intensidade diferentes. Por um lado, a preparação do terreno e a armação das fundações levou duas semanas para serem concluídas; por outro lado, a colocação das lajes pré-fabricadas precisou de apenas dois dias. Uma vez montada a estrutura envolvente, uma série de movimentos e montagens leves, em outros diferentes momentos, completou a sequência de obra da casa. Além dos oito atos principais, poderíamos também estudar o ato zero – o prelúdio –, e o ato nove – o desfecho. O prelúdio teria lugar em outro lugar: a fábrica onde nasceram as peças pré-fabricadas. O desfecho ocorreria no dia 63: o momento em que a casa passa a ser habitada. Como resultado da coreografia que este Ways of Prefab-ing nos convida a apreciar, a casa é apresentada como uma infraestrutura precisa e neutra, que torna possível o encontro.—
Este conjunto de componentes, de simples construção, disposição e montagem, definem os espaços e o perfil da Casa Lagos.
Um único espaço surge debaixo das peças industriais, conferindo-lhes um novo significado nesse contexto doméstico. O trabalho se conclui com uma série de elementos leves que define os setores de serviço.
Assim, a casa é apresentada como uma infraestrutura precisa e neutra, que torna possível o encontro e o gozo do elementar, em plena conexão com o lago, o que lhe confere sentido.—
O projeto da casa propõe uma relação quase nula com os seus vizinhos, ligando-a apenas com os seus pátios perimetrais e com o lago, nos fundos.