Casa Lagos

MAPA Arquitectos
Uma ponte de frente para um lago, construída em oito atos coreografados. Seis lajes pré-fabricadas de concreto repousam sobre duas paredes laterais, também produzidas em fábrica. Os componentes, de simples execução, disposição e montagem, definem o caráter espacial da casa. Como se fosse uma coreografia, foi calculada uma sequência de passos para construí-la. Assim, durante 63 dias, foram executadas oito etapas (ou atos da obra) de duração e intensidade diferentes. Por um lado, a preparação do terreno e a armação das fundações levou duas semanas para serem concluídas; por outro lado, a colocação das lajes pré-fabricadas precisou de apenas dois dias. Uma vez montada a estrutura envolvente, uma série de movimentos e montagens leves, em outros diferentes momentos, completou a sequência de obra da casa. Além dos oito atos principais, poderíamos também estudar o ato zero – o prelúdio –, e o ato nove – o desfecho. O prelúdio teria lugar em outro lugar: a fábrica onde nasceram as peças pré-fabricadas. O desfecho ocorreria no dia 63: o momento em que a casa passa a ser habitada. Como resultado da coreografia que este Ways of Prefab-ing nos convida a apreciar, a casa é apresentada como uma infraestrutura precisa e neutra, que torna possível o encontro.—
Axonométrica

Este conjunto de componentes, de simples construção, disposição e montagem, definem os espaços e o perfil da Casa Lagos.

Um único espaço surge debaixo das peças industriais, conferindo-lhes um novo significado nesse contexto doméstico. O trabalho se conclui com uma série de elementos leves que define os setores de serviço.

Assim, a casa é apresentada como uma infraestrutura precisa e neutra, que torna possível o encontro e o gozo do elementar, em plena conexão com o lago, o que lhe confere sentido.

Peças de concreto da maquete da casa. Fotografia do MAPA
Maquete habitada. Fotografia do MAPA.
Colocação das lajes duplo T. Imagem realizada pelo MAPA, para controle de obra.
Lajes duplo T pré-fabricadas. Imagem realizada pelo MAPA, para controle de obra.
O projeto da casa propõe uma relação quase nula com os seus vizinhos, ligando-a apenas com os seus pátios perimetrais e com o lago, nos fundos.

 

As peças pré-fabricadas de concreto, que fornecem a identidade do volume, se complementam na parte interna com esquadrias pretas e divisórias compensadas de madeira, responsáveis pela articulação dos diversos espaços internos.
Plantas
Plantas
Corte A-A
Corte B-B
Fachada longitudinal
Fachada transversal
Execução do piso. Imagem realizada pelo MAPA, para controle de obra.
Instalação do drywall, colocação de vigas e recebimento da bancada. Imagem tirada pelo MAPA para controle do local.
A Casa Lagos, projetada por MAPA Arquitectos foi publicada na seção Prática da PLOT 56.
Clique aqui para assinar a edição digital da PLOT com acesso grátis nos primeiros 6 meses de assinatura!