A inspiração deste projeto provém dos clássicos chalés cobertos de neve dos quais somente a cobertura inclinada se sobressai. Brincando com as ideias da natureza e do inesperado, foi projetado o chalé Vindheim, uma moradia moderna escondida nas profundezas dos bosques de Lillehammer.
Durante o frio inverno norueguês, quando a neve sepulta a estrutura da casa, a distância entre a arquitetura e a natureza se enfraquece. Essas circunstâncias dão ao projeto um aspecto funcional e lúdico; a cobertura se converte em uma pista artificial de saltos de esqui, trenó e outras atividades relacionadas com a neve.
O chalé surge de um delicado equilíbrio entre o “luxo” e o “primitivo”: é sóbrio e pequeno e ao mesmo tempo é rico em espaço. A energia necessária para manter esta moradia de 55 metros quadrados provém de painéis solares e de um forno a lenha.
O volume, revestido em pinho mineral pintado de negro, está composto por uma grande sala de estar, um dormitório, um quarto de preparação para esquiar e um pequeno anexo com uma lavanderia. O interior do chalé é mais leve e está revestido inteiramente com álamo encerado.
Por sua vez, a cobertura contínua conecta todos os ambientes e destaca o fluxo espacial suave e introspectivo do interior. Uma janela de quatro metros de altura instalada no dormitório cria a ilusão no usuário de poder descansar sobre as copas das árvores e abaixo das estrelas.
Os espaços verdes circundantes se complementam com a junção de outras aberturas no nível dos olhos, que oferecendo visuais alternativos para a profundidade do bosque e da paisagem alpina.