Desde 2008, a arquitetura de Madri sofreu a imposição da retórica de austeridade, traduzida em uma arquitetura de ladrilhos hidráulicos e produtos cerâmicos acriticamente assimilados como restos do passado e que, no entanto, canalizou a substituição do comércio tradicional por uma invasão de franquias corporativas apoiadas em sistemas de trabalho precários e temporários.
Em quase uma década, o processo marginalizou e quase levou à extinção os artesãos do mármore, do estofado de couro, do metal cromado e dos revestimentos artesanais que, desde a década de 1960, formam a base social sobre a qual se desenvolveu a rede de cafeterias madrilenas.
Essas cafeterias são lugares iluminados e confortáveis que oferecem um atendimento amável, porém anônimo. Esta capacidade para tratar com a mesma cortesia todos os clientes fez destes lugares um espaço onde as mulheres e as comunidades LGBTQ encontrassem uma alternativa à tradição de uma parte significativa de bares da cidade, praticamente “masculinos”.
O projeto de Andrés Jaque Architects / Office for Political Innovation é o resultado da mobilização cuidadosa de uma rede de artesãos em perigo de extinção: envernizadores capazes de aplicar goma-laca a mão; instaladores de pisos laminados de madeira que se atrevem a trabalhar com lâminas radiais de folhas de oliveira; marmoristas capazes de manusear pedras com mais de dois metros de altura e somente vinte milímetros de espessura.
Com a proposta de apoiar um grupo formado por esses artesãos, o projeto reintroduz na cidade o espaço dissidente da cafeteria como uma resistência à hegemonia corporativa da cerâmica.
Durante a década de 1990 e 2000, o pequeno povo de Novelda (Valência) se transformou no centro do tráfico transnacional de mármore. Dificilmente ativo no momento, ainda é possível encontrar áreas extensas nas quais se acumulam blocos revestidos de poeira de mármore, ónix e granito de todo o mundo: uma arqueologia do período pré-austeridade.
Enquanto o tijolo e os ladrilhos hidráulicos se assentaram em um discurso de falsa autenticidade, falsos localismos e de raízes ultraconservadoras, os mármores de Novelda encarnam um valor refrescantemente contingente. Esta condição sem origem do mármore fica registrada no uso de numerosas tecnologias às que está associado este material atualmente: os reforços de fibra de vidro e resina, ou os sistemas de ancoragem articulados, pensados para fazer do mármore uma espécie de super-mármore, capaz não só de trabalhar a compressão, mas também a tração.
Assumindo um verdadeiro desafio de engenharia, o projeto leva esta capacidade até seu limite ao criar uma barraca de mármore autossustentada. A loja cobre as mesas para os clientes e permite que outras atividades, como cozinhar, sejam organizdas em uma área em forma de C no seu perímetro.
Rómola foi publicada na PLOT 46 juntamente com as lojas Repossi de OMA e Céline de Valerio Olgiati.